Publicado em 03/02/2023
O trabalho da psicopedagoga na escola engloba desde a orientação dos familiares e equipe escolar até o acompanhamento contínuo dos alunos, observando suas habilidades e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Cientes da importância desta profissional no ambiente escolar, o Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira conta com a psicopedagoga Gizely Bispo – CBO 2394-25, que atua na unidade.
Segundo a profissional, o especialista em psicopedagogia dentro da escola desenvolve um trabalho institucional, ou seja, ele vai trabalhar de forma preventiva, intervindo para tentar evitar as dificuldades de aprendizagem que os alunos possam vir a ter no futuro. Para tanto, se utiliza de estratégias que favoreçam a estimulação contínua do aluno, sugerindo que as educadoras realizem ações pedagógicas que venham de encontro às necessidades específicas dos alunos.
Na escola, a especialista é responsável por garantir o bom andamento do desenvolvimento das habilidades dos pequenos conforme sua idade, por isso, as educadoras recebem orientações. “Um psicopedagogo também desenvolve projetos que vão de encontro as necessidades da sala e do desenvolvimento infantil. Durante o ano letivo, por exemplo, dentro das fases de desenvolvimento da criança, teremos a fase das mordidas; do desfralde; da autonomia (...) e em cada uma dessas etapas, o psicopedagogo contribui, tanto na orientação, quanto no desenvolvimento de projetos que são aplicados pelas educadoras”, conta Gizely Bispo.
O psicopedagogo possui uma importância significativa para a inclusão escolar. “O trabalho psicopedagógico na escola também está voltado às crianças que possuem alguma deficiência ou que tenham algum tipo de desvio de desenvolvimento. É função da psicopedagoga sinalizar esse desvio para a equipe e aos pais, a fim de que busquem o acompanhamento médico adequado”, diz a especialista.
É missão da psicopedagoga prevenir as dificuldades enfrentadas durante os processos de aprendizado e garantir que todas as crianças tenham as condições necessárias para se desenvolver de forma saudável em seus campos cognitivo, social e cultural.