Publicado em 20/11/2024
No mês de novembro, a professora Thays Paula, do Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, conduziu a atividade “Tapete das Emoções” com o intuito de ajudar os alunos do jardim II B, a identificar, nomear e trabalhar suas emoções, enfatizando a importância de compreender e expressar os sentimentos de maneira saudável.
Na ocasião, a educadora utilizou o tapete como uma ferramenta que não só incentivou a expressão verbal, mas também permitia a exploração do corpo e das emoções por meio de gestos e expressões faciais. A atividade teve início com a explicação das diferentes emoções representadas no tapete, que continha áreas coloridas e imagens que simbolizavam sentimentos como alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e calma.
Cada criança foi convidada a explorar o tapete, caminhando por ele e parando nas partes que correspondiam às emoções que estavam sentindo naquele momento. Quando paravam em uma emoção, a docente as incentivava a expressar como esse sentimento se manifestava em seu corpo, pedindo para que demonstrassem com gestos ou expressões faciais como se sentiam.
Ao longo da atividade, foi possível observar que os alunos começaram a identificar e nomear suas emoções de forma mais clara e concreta. O uso do tapete facilitou esse processo, pois ofereceu uma maneira visual e tátil de conectar as emoções a ações físicas, permitindo que as crianças se sentissem mais à vontade para expressar o que estavam vivenciando internamente.
Além de auxiliar no reconhecimento das emoções, a atividade também teve como objetivo promover maior empatia entre as crianças, incentivando-as a compreender que todos experimentam sentimentos semelhantes, mas de maneiras diferentes. A professora planeja expandir esse trabalho em atividades futuras, com o propósito de enriquecer ainda mais o vocabulário emocional das crianças e introduzir novas formas lúdicas e envolventes de trabalhar as emoções, criando um ambiente de aprendizado mais dinâmico e acolhedor.