Publicado em 23/03/2022
Durante o mês de março, os alunos do Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira participaram de uma série de iniciativas lúdicas e pedagógicas, que estimularam diversos aspectos de seu pleno desenvolvimento. Dentre as quais destacou-se a criativa atividade para a aprendizagem sobre as cores, realizada pela professora Rosiles Maria Oliveira Sacramento com sua turma do Jardim I.
De acordo com a educadora, o principal objetivo foi desenvolver a percepção visual e tátil das crianças, contribuindo para que conhecessem e identificassem as cores, despertando sua curiosidade e imaginação. Para isso, a turminha foi reunida em um dos espaços pedagógicos da escola e utilizaram tintas guache coloridas, pincéis e folhas de papel sulfite para criar belos desenhos de diferentes formas.
Na ocasião, os alunos manusearam as tintas, misturaram e formaram novas cores, o que favoreceu sua percepção sobre as cores, texturas e novas possibilidades. Além disso, a atividade serviu para desenvolver entre os pequenos o gosto pela arte; habilidades táteis e cognitivas; expressividade; interação; criatividade; imaginação; e autonomia; tudo de forma lúdica, leve, divertida e atrativa.
Trabalhar as cores na educação infantil é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem e para a formação integral das crianças, pois trata-se de uma atividade artística que oferece inúmeras possibilidades. As atividades com tinta guache proporcionam alegria, socialização e permitem que os alunos expressem pensamentos, emoções e sentimentos por meio das imagens e cores.