Publicado em 25/06/2025
Durante o mês de junho, os alunos do jardim II A, sob orientação da professora Mariana Posso Nicolau, participaram de uma atividade lúdica voltada ao reconhecimento das vogais nas palavras. A proposta pedagógica do Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira busca lançar as bases para uma alfabetização mais significativa e prazerosa, e foi exatamente esse o objetivo da ação: estimular a percepção visual das letras e sua localização nas palavras por meio de uma experiência prática e divertida.
Na atividade, as crianças receberam palavras curtas e foram convidadas a identificar as vogais circulando-as. A empolgação foi imediata — entre exclamações de “Eu achei! Eu achei!”, os pequenos demonstraram não apenas compreensão, mas também entusiasmo e orgulho por cada nova descoberta. Esse engajamento ativo refletiu a eficácia da proposta, que une conteúdo pedagógico e ludicidade para promover um aprendizado mais eficiente.
Essa abordagem reforça os princípios da educação infantil adotados pela escola, que prioriza o desenvolvimento das habilidades em um ambiente acolhedor e estimulante. A atividade mostrou que aprender pode e deve ser uma experiência prazerosa, despertando nas crianças o gosto pela leitura desde os primeiros passos no processo de alfabetização.