CE Benedicta Stefano Antunes de Oliveira


Utilizando histórias infantis, educadora do Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira proporciona momentos de interação entre os alunos

Ao ouvir e interagir durante os momentos de contação de histórias, as crianças desenvolvem habilidades importantes para sua formação integral

Publicado em 26/11/2023

A contação de histórias é uma grande protagonista do desenvolvimento infantil. Além de estimular a imaginação, a oralidade e a escrita, a contação de histórias é uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que ela se identifique com as situações e desenvolva meios de lidar com seus sentimentos e emoções. Assim, mais do que uma ação educativa prazerosa, ela proporciona aos pequenos uma compreensão do mundo ao seu redor, bem como a construção das identidades culturais via memória oral.

Ciente da importância desta prática pedagógica na educação infantil, a educadora Rosenilde Gonçalves que atua no Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira promove momentos de contação de histórias periodicamente para a turminha do maternal I B. Este mês, a professora proporcionou uma experiência única aos pequenos, ao contar a história infantil “O Gato Xadrez”. Utilizando recursos lúdicos como palitoches, a profissional deu vida à narrativa e prendeu a atenção dos alunos. Em seguida, a docente envolveu individualmente os alunos na identificação dos gatinhos, incentivando-os a nomearem as cores e testarem a memória em uma divertida partida de jogo da memória.

Para tornar o momento ainda mais atrativo, a educadora apresentou desenhos coloridos de gatos impressos e convidou os pequenos a identificarem qual gatinho pintaram, bem como a cor associada a ele. Na educação infantil, a contação de histórias não apenas enriquece o ambiente educativo, mas também promove a interação, a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças de maneira envolvente e estimulante.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CE Benedicta S. A. de Oliveira (@cebenedicta)