EMM Evelyn Mosse Barreiro


Coelhinho da Páscoa levou ovos de chocolate para as crianças

As crianças participaram várias atividades lúdico-pedagógicas com o tema Páscoa

Publicado em 17/04/2019

Na semana que antecede o domingo de Páscoa é costume em Barueri as crianças de todas as escolas receberem ovos de chocolate. Na EMM Evelyn Mosse Barreiro, não poderia ser diferente, durante a semana, as crianças participaram várias atividades lúdico-pedagógicas com o tema.

As crianças fizeram orelhinhas coloridas de coelho; participaram da caça aos ovos de Páscoa; puderam ver e tocar em um coelho de verdade; e no dia 17 de abril, receberam a visita do coelhinho da Páscoa que levou muitos ovos de chocolate com abraços e carinhos!

A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, uma referência ao episódio da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, narrado no Velho Testamento da Bíblia Sagrada que é celebrada até hoje pelos judeus. A Páscoa é considerada uma das mais importantes festas cristãs, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

Mas, por que ovos e coelhos na Páscoa?

Na Europa, as pessoas trocavam ovos no Equinócio de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera. Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo de vida e renascimento. Naquela época, as pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração.

Mas se coelho não bota ovos, por que, então, se consolidou como um símbolo da maior festa cristã? Desde o antigo Egito, o simpático roedor já era sinônimo de fertilidade. Em média, podem gerar filhotes de 4 a 8 vezes por ano, de oito a 10 coelhinhos por ninhada. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maternal Evelyn Mosse Barreiro (@maternalevelyn) em