EMM Evelyn Mosse Barreiro


O dentista Lucas Alcarde deu orientações aos pais sobre os cuidados com a higiene bucal dos bebês

Com o tema ‘Escovação na primeira infância’, a atividade faz parte do projeto ‘As Experiências do Mundo dos Bebês’ promovido pela equipe multidisciplinar

Publicado em 10/09/2019

No mês de julho, o dentista Lucas Alcarde promoveu na EMM Evelyn Mosse Barreiro, uma atividade com o tema ‘Escovação na primeira infância’. A ação focou no berçário e teve o objetivo de conscientizar pais e familiares sobre a importância da higiene bucal desde os primeiros dias de vida.

A atividade faz parte do projeto ‘As Experiências do Mundo dos Bebês’, onde os pais das crianças que estão na fase do berçário participaram de ações elaboradas por um integrante da equipe multidisciplinar da escola, com o objetivo de receber orientações para melhorar os cuidados com os bebês, estreitando os laços afetivos e estimulando o seu desenvolvimento.

Em uma ‘Roda de Conversa’, o dentista Lucas Alcarde, falou com os pais sobre a importância higiene bucal dos bebês. “A higiene bucal quando o bebê ainda não tem dentes deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e à noite). Para isso, deve-se usar uma gaze umedecida, limpando a gengiva sempre com muita delicadeza. Esse pequeno cuidado ajuda a prevenir o aparecimento de bactérias”, explica o Dentista.

Ter uma rotina de higiene bucal é fundamental para o crescimento saudável dos primeiros dentes dos bebês. “Ao surgirem os primeiros dentinhos, o ideal é fazer a higiene bucal sempre após a amamentação e/ou alimentação. Neste caso, podem ser usadas, além da gaze umedecida, escovas especiais ou uma dedeira de silicone específica para este fim. Isso vai ajudar a garantir o crescimento saudável da dentição”, conta Lucas.

O profissional também deu dicas sobre a forma correta da escovação para os pais e falou como o hábito dos pais e irmãos pode incentivar as crianças a medida que vão crescendo. No final, todos receberam um informativo com dicas sobre a fase de erupção dos dentes dos bebês.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maternal Evelyn Mosse Barreiro (@maternalevelyn) em