Publicado em 15/12/2024
No dia 09 de dezembro, a educadora Maria da Cruz, do Centro Educacional Arakan propôs uma atividade pedagógica com as crianças do maternal II D, utilizando a pinha como elemento central. Inicialmente, ela procurou uma pinha e permitiu que as crianças a observassem enquanto ela se abria completamente, explorando seus detalhes e texturas. Em seguida, a educadora conduziu uma conversa sobre os cuidados e cultivos das pinhas, incentivando o aprendizado sobre a natureza e seus processos.
No cantinho pedagógico de pintura, foi colocado um papel Kraft no chão, junto com pincéis e tintas. As crianças foram divididas em grupos para pintar juntas, explorando sua imaginação e as sensações ao manusearem um elemento tão simbólico da natureza. Ao final da atividade, as crianças criaram pinhas lindas e decoradas, resultado do trabalho em grupo e da exploração artística. As pinhas foram expostas na sala para o dia da reunião, permitindo que os pequenos compartilhassem seu aprendizado com os outros.
Essa atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de explorar um objeto natural, expandindo sua criatividade, sensações e curiosidade. Além disso, foi uma forma lúdica e significativa de abordar temas como empatia, fraternidade, gratidão e amor ao próximo. A pintura na pinha contribuiu para o desenvolvimento de várias habilidades, como a percepção das cores, a coordenação motora, a criatividade e as habilidades artísticas, promovendo um aprendizado integral e envolvente.