Publicado em 17/01/2025
No dia 10 de janeiro, os educadores Romário Filipe e Thaís Martins, do Centro Educacional Arakan, realizaram uma série de atividades lúdicas com os alunos do maternal e jardim. O principal objetivo foi estimular a criatividade, a coordenação motora e a consciência ecológica, alinhando-se aos eixos de desenvolvimento e aprendizagens previstos pela BNCC, e oferecendo aos pequenos uma experiência rica, sensorial e educativa.
Por meio do uso de materiais naturais, como folhas, galhos e sementes, as crianças foram incentivadas a explorar de forma prática e divertida as texturas e formas, estimulando sua criatividade enquanto desenvolvem habilidades importantes. Além disso, a atividade reforçou a importância da sustentabilidade ao integrar conceitos de reaproveitamento e cuidado com o meio ambiente, criando um espaço para que os alunos compreendessem, de maneira simples e envolvente, a relação entre a natureza e a arte.
Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de manipular diversos materiais, durante a confecção das máscaras, como folhas secas e sementes, utilizando-os de forma criativa e lúdica em moldes de máscaras previamente recortados. Essa experiência sensorial, que envolveu o toque e a observação atenta dos materiais, proporcionou momentos de grande aprendizado. Os alunos foram orientados a colar os elementos de maneira criativa, explorando a diversidade de texturas e formas que os materiais naturais oferecem, o que também contribuiu para o desenvolvimento de sua coordenação motora fina.
Ao integrar arte, natureza e educação, a atividade não só favoreceu a expressão criativa das crianças, mas também proporcionou um contato direto e enriquecedor com o mundo natural, oferecendo-lhes uma vivência prática e significativa. Simultaneamente, incentivou uma reflexão sobre a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais, aspectos essenciais para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.
A proposta está alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente com as competências relacionadas à exploração de diferentes materiais naturais, ao desenvolvimento da motricidade fina e ao incentivo à interação e cooperação entre as crianças. A atividade também se insere no campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos ao aliar aprendizado prático com expressão artística e o contato direto com a natureza.