Publicado em 11/11/2024
Durante o segundo semestre de 2024, a professora Elzuita Dia do Centro Educacional Arakan, realizou uma atividade lúdica e sensorial com os alunos. O objetivo de trabalhar a coordenação motora fina e grossa, utilizando recursos sensoriais e elementos da natureza na educação infantil. Ao proporcionar às crianças a oportunidade de identificar diferentes texturas, cheiros e formatos, a atividade contribuiu significativamente para o desenvolvimento da percepção sensorial e motora dos pequenos.
Na ocasião, as crianças exploraram diferentes texturas ao caminhar sobre um tapete especialmente preparado com itens de variadas sensações táteis. Durante a exploração, observou-se que a maioria dos alunos demonstrou grande curiosidade, com algumas expressando prazer ao pisar sobre materiais como algodão e feijão.
Além disso, a educadora utilizou materiais como tinta, folhas e outros elementos naturais, permitindo que as crianças explorassem e reconhecessem uma ampla variedade de texturas. Elas puderam sentir a suavidade das pétalas, a aspereza das folhas e o cheiro característico de cada elemento, o que proporcionou uma rica experiência sensorial.
Uma das finalidades principais dessa atividade foi trabalhar a coordenação motora fina. Ao manipular os materiais e, especialmente, ao montar o quadro com elementos da natureza, as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver a destreza manual e a coordenação olho-mão, habilidades essenciais para o desenvolvimento motor e cognitivo. Ao tocar e organizar as folhas, pétalas e outros itens naturais, os alunos aprimoram sua capacidade de realizar movimentos mais precisos e controlados, fundamentais para o crescimento da motricidade fina.
A atividade realizada faz parte de um projeto interno desenvolvido pelas professoras da unidade escolar, voltado para apoiar crianças com autismo, especialmente aquelas que apresentam hiperfoco, uma característica comum nesse transtorno. O projeto tem como objetivo oferecer estratégias específicas para ajudar essas crianças a canalizar sua atenção de maneira produtiva e equilibrada, promovendo um aprendizado mais efetivo.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço de educação especial que visa eliminar as barreiras que dificultam a participação dos alunos com autismo na escola e na sociedade. Por meio de práticas pedagógicas adaptadas, o AEE cria um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor, permitindo que essas crianças desenvolvam suas habilidades de forma personalizada e respeitando suas necessidades e potenciais individuais.