EMM Cleide Rodrigues Fagundes


Alunos do maternal Cleide contam com opções variadas de atividades extracurriculares

As aulas complementares proporcionam uma experiência diferenciada para as crianças, permitindo o contato com outras modalidades e favorecendo seu desenvolvimento

Publicado em 18/03/2020

Com o objetivo de ampliar e desenvolver habilidades de seus alunos durante o período em que estão na escola, a EMM Cleide Rodrigues Fagundes conta com três opções de atividades extracurriculares que complementam o currículo escolar: ballet, capoeira e judô. Estas aulas são oferecidas aos alunos da terceira fase regularmente matriculados na escola.

As aulas complementares fazem parte da proposta pedagógica do Instituto de Integração Social de Barueri - INSB, responsável pela administração do maternal. Essas atividades proporcionam uma experiência diferenciada para as crianças, permitindo o contato com outras modalidades e favorecendo o desenvolvimento.

Nas atividades extras, são intensificados alguns pontos já trabalhados nas aulas regulares, como o cumprimento de regras e fortalecimento da disciplina para alcançar bons resultados. Na modalidade do judô, por exemplo, trabalham-se os aspectos motores, cognitivos e afetivos da criança. Contribuindo assim para o desenvolvimento da coordenação motora, orientação espaço-temporal, respeito, disciplina e companheirismo.

Já a prática da capoeira aborda uma série de movimentos que permitem que o aluno obtenha a conscientização corporal, favorecendo também sua coordenação motora e outros aspectos como o campo visual, a criatividade, autoestima e mobilidade. Outra vantagem da modalidade é o fato de não gerar nenhuma frustração com relação à competição, pois o objetivo a ser alcançado é sempre o da autossuperação e não da superação sobre os demais colegas.

Nas aulas de ballet, as habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais das meninas são estimuladas por meio dos passos dessa bela dança que envolve exercícios físicos, musicalidade, coordenação motora e um pouco de teatralização. Além disso, a prática permite ainda que as alunas aprimorem condições pessoais, como postura, flexibilidade e equilíbrio.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por EMM Cleide Rodrigues Fagundes (@maternalcleide) em