EMM Cleide Rodrigues Fagundes


EMM Cleide Rodrigues Fagundes realizou atividades diferenciadas durante a ‘Semana Mundial do Brincar’

De forma lúdica e interativa, os alunos a aprenderem brincadeiras tradicionais de outros países

Publicado em 01/06/2022

A ‘Semana Mundial do Brincar’ é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Todos os anos, acontece em torno da data de 28 de maio, consolidada em 1998 como o ‘Dia Internacional do Brincar’. Por isso, entre os dias 23 a 27 de maio de 2022, a EMM Cleide Rodrigues Fagundes promoveu uma semana de atividades diferenciadas para os alunos de todas as turmas, com o tema ‘Brincadeiras infantis pelo mundo’.

A iniciativa teve o objetivo de estimular o interesse dos pequenos em conhecer diferentes culturas do mundo através das brincadeiras, ampliando assim, o vocabulário e conhecimento dos alunos. A proposta ainda serviu para explicar a origem de brincadeiras amplamente conhecidas no Brasil.

Com apoio das assistentes de desenvolvimento infantil - ADI’s, as professoras realizaram brincadeiras tradicionais de diferentes países com as crianças. A ‘Amarelinha’, por exemplo, teria sido inventada pelos romanos; o ‘Pega-Pega’, foi criado na Holanda em 1830; já a famosa ‘Pedra, Papel e Tesoura’, teve sua origem na China, mas se popularizou mesmo quando chegou ao Japão por volta do século XVII, com o nome “Jokenpô”.

Além das brincadeiras realizadas, as colaboradoras da unidade fizeram também uma linda apresentação para as crianças; todos estavam fantasiados para cantar e dançar a música ‘Baby Shark’, que é muito conhecida entre os pequenos. A diversão foi garantida durante esses dias!

É de extrema importância promover esse tipo de iniciativa no ambiente escolar, visto que, incentiva a criança a se interessar por outras culturas e interagir com os colegas, além de estimular a criatividade e oralidade dos pequenos. O contato com diferentes atividades lúdicas proporciona às crianças aprendizagens significativas que complementam a sua formação integral.


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por EMM Cleide Rodrigues Fagundes (@maternalcleide)




Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por EMM Cleide Rodrigues Fagundes (@maternalcleide)