Publicado em 08/03/2022
Durante o mês de fevereiro, a EMM Cleide Rodrigues Fagundes promoveu um projeto de adaptação para os novos alunos que ingressaram na unidade, bem como para a readaptação dos pequenos que retornaram à unidade após o período de férias escolares. Para isso, as colaboradoras elaboraram um cronograma repleto de ludicidade e criatividade, com brincadeiras dirigidas e momentos de interação entre as crianças. O intuito foi proporcionar acolhimento e a socialização para os alunos, contribuindo para a construção de vínculos afetivos e para adaptação dos pequenos à rotina escolar.
Na ocasião, as turminhas fizeram um tour pela escola e acompanhados pelas colaboradoras, onde puderam conhecer e se familiarizar com os diversos ambientes do maternal. Além de alegrar e despertar a curiosidade dos alunos, as iniciativas ainda serviram para estabelecer criar uma conexão entre as crianças e os ambientes, colegas e demais colaboradoras.
O período de adaptação é muito importante, tanto para os pais, como para as crianças, por isso é fundamental que a escola e os profissionais que nela atuam promovam iniciativas que tornem esse momento mais leve, lúdico, divertido e prazeroso. De acordo com as educadoras, o projeto foi desenvolvido com o intuito de garantir que a inserção e/ou transição das crianças no ambiente escolar acontecesse de maneira gradativa e eficaz.