EMM Cleide Rodrigues Fagundes


O projeto ‘Pequenos, Sim! Porém, Independentes’, da professora Ana Katia, desenvolveu a autonomia e o autorreconhecimento das crianças

Os alunos da 3ª fase C da EMM Cleide Rodrigues Fagundes participaram de atividades que trabalharam a percepção de si mesmas

Publicado em 26/09/2019

No mês de setembro, a professora Ana Katia T. Macedo da Escola Maternal Municipal Cleide Rodrigues Fagundes trabalhou com os alunos da 3ª fase C o projeto ‘Pequenos, Sim! Porém, Independentes’, com atividades que promoveram a autonomia, o autorreconhecimento e o reconhecimento do outro.

As atividades do projeto foram realizadas de forma lúdica, sempre fazendo o uso de brincadeiras e imagens, possibilitando às crianças desenvolverem sua autonomia, reconhecerem suas características, gostos pessoais e o seu próprio nome, sendo uma parte importante do reconhecimento de sua identidade individual.

No dia 18 de setembro, a professora desenvolveu duas importantes atividades pedagógicas que integram este projeto. A primeira foi a montagem de um quebra-cabeças com a foto dos rostos das crianças, onde cada uma delas deveria identificar as suas peças que compunham a foto do seu próprio rosto para reconstruí-lo; já a segunda atividade envolveu o reconhecimento da letra inicial do nome. Usando uma placa com a imagem de um objeto cujo nome começava com a mesma letra do nome da criança, a professora incentivava os pequenos a associar o som da letra com a inicial do seu nome e com o nome do objeto apresentado.

Partindo de certas atitudes dos alunos, a professora viu que os objetivos estavam sendo atingidos. “As crianças superaram as expectativas quando passaram a reconhecer o seus nomes sem as fotos na chamadinha; algumas até ajudaram os colegas (a identificarem a letra inicial de seus nomes)”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por EMM Cleide Rodrigues Fagundes (@maternalcleide) em