Publicado em 22/04/2019
No dia 19 de abril, comemoramos o ‘Dia do Índio’. Esta data foi escolhida em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que aconteceu em 19 de abril de 1940 e serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e na cultura atual.
Como este ano (2019) a data caiu na ‘Sexta-feita Santa’, a EMM Ilda Martins Holanda da Silva realizou as comemorações posteriormente. As crianças tiveram um dia cheio de atividades pedagógicas multissensoriais sobre a cultura indígena.
As atividades multissensoriais são fundamentais para o desenvolvimento das crianças nesta faixa etária, pois através da brincadeira, estimulam os cinco sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar).
Inicialmente as professoras mostraram imagens e falaram um pouco sobre a cultura indígena de uma forma lúdica. Em uma ‘oca de mentirinha’, as crianças participaram de um piquenique onde provaram comidas típicas como tapioca, milho, pamonha e batata doce; também tiveram a oportunidade de ver e pegar em raízes, legumes e frutas com casca, do jeitinho que vem da natureza.
Os alunos manusearam e observaram artefatos indígenas como chocalhos, instrumentos e tambores; brincaram em uma ‘canoa com remo’, feita de caixa de papelão; e como já é tradição, foram caracterizadas com pintura facial e cocares com pena artificial.
O intuito de celebrar o ‘Dia do Índio’ com crianças desta faixa etária é falar sobre a importância do povo indígena para a nossa cultura e ensiná-los a respeitar as diferenças, a cultura e a identidade do índio.