Publicado em 23/08/2019
Na EMM Ilda Martins Holanda da Silva, no dia 11 de junho de 2019, a professora Geane Albuquerque desenvolveu junto à turma da 2ª fase C uma atividade lúdica com os alunos e suas famílias, visando proporcionar desafios corporais e potencializar os movimentos e reflexos.
O movimento aparece em inúmeras possibilidades de aprendizagem, aguça a inteligência, permite à criança desenvolver habilidades corporais e se expressar mais facilmente. Quanto mais estimulada, mais respostas ela dará.
Geane aproveitou a reunião de pais para promover o projeto ‘Movimento: se tocar, eu danço’, que teve lugar após a reunião. Nessa ocasião, pais, filhos e a equipe escolar puderam dançar e se divertir juntos. As brincadeiras proporcionaram ainda mais a integração da turma, exercitando a observação, atenção, agilidade, percepção auditiva e a rapidez dos reflexos.
Uma das brincadeiras exigiu mais intensamente a capacidade de rápida resposta dos participantes: a famosa ‘Vivo-Morto’, onde se escolhe uma pessoa para dar os comandos. Ao dizer ‘morto’, todos devem se agachar ou parar; ao comando ‘vivo’, eles levantam ou voltam a se movimentar. O condutor dá os comandos cada vez mais rápido, fazendo os participantes se confundirem e saírem aos poucos. O último que ficar será o vencedor.
Nas palavras da pedagoga, o evento teve um bom resultado: “As atividades realizadas foram bem aceitas pelas crianças, houve muita alegria. O resultado final superou todas as minhas expectativas”, diz a professora.
Pais também fizeram um balanço positivo: “Eu, como mãe, adorei a iniciativa. Minha filha Ana Julia adora dançar e esse projeto fez com que ela se soltasse mais. Tudo com música fica bem melhor. Eu amei. Fico feliz de ter participado. Muito obrigada, professora. Parabéns!”, comenta Giuliane Almeida, mãe da aluna Ana.