EMM Ilda Martins Holanda da Silva


Alunos e suas famílias participaram juntos de circuito lúdico

O projeto ‘Brincar e Movimentar meu Corpo’ apresentou de forma lúdica a importância do movimento físico

Publicado em 26/08/2019

No dia 12 de junho de 2019, na EMM Ilda Martins Holanda da Silva, a professora Camila Silva dos Santos desenvolveu um trabalho com as crianças da 2ª fase A o projeto ‘Brincar e Movimentar meu Corpo’, com o objetivo de propiciar situações, onde as crianças possam explorar, observar, interagir e conhecer o seu corpo.

O movimento para a criança significa mais do que só mexer partes do corpo, a criança se comunica por meio de gestos e interage utilizando o corpo. Segundo Piaget, a criança até os dois anos encontra-se no estágio sensório-motor, fase do desenvolvimento cognitivo em que ela constrói o conhecimento por meio de movimentos e dos sentidos.

Inspirado em um circuito olímpico, foi criado um pequeno circuito lúdico, que serviu para mostrar como uma simples brincadeira pode vir a auxiliar no desenvolvimento de habilidades. Começou com um aquecimento, onde as crianças, pais, assistentes e gestoras dançaram a música “Pula, Pula” de Aline Barros. Em seguida, a professora convidou as crianças e seus familiares para participarem do circuito, que contava com desafios como equilíbrio de bolas em colher de plástico, circuito com bambolês, obstáculos com vara, entre outros. A fisioterapeuta Daiana Melo esteve presente auxiliando na condução das atividades.

No final, os participantes foram premiados com uma linda medalha. “O projeto foi uma ótima ação da escola e da professora Camila para promover a participação dos pais no cotidiano do aluno", conta Nathalia Bessão, mãe do aluno Murilo.

Com base nesta ideia, é importante colocar as crianças para se movimentarem em brincadeiras dirigidas, que exijam formas de buscar soluções. Dessa forma, as crianças podem desenvolver a expressão corporal, através da brincadeira. O simbólico fica por conta do pódio, dando a entender às crianças os ganhos envolvidos na atividade física.

A professora Camila ficou contente com o resultado final. “Estou feliz com o trabalho que realizei com as crianças, todas participaram com alegria e atingiram os objetivos propostos. Todos os dias busco novas experiências, para o aprendizado de cada criança”, conclui a professora.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maternal Ilda Martins Holanda (@maternalilda) em