EMM Ilda Martins Holanda da Silva


O toque é importante para o desenvolvimento das crianças e na formação dos laços entre pais e filhos

Na EMM Ilda Martins Holanda da Silva, o projeto 'As Experiências no Mundo dos Bebês' permitiu à professora Ana Paula Santos sensibilizar os adultos sobre a importância do toque na vida dos pequenos

Publicado em 11/10/2019

Em atividade realizada no dia 6 de setembro, a professora Ana Paula Santos, da EMM Ilda Martins Holanda da Silva, pôde trabalhar o toque com as crianças do berçário. O toque para o bebê é uma das primeiras formas de contato com o mundo. Considerando isso, o objetivo da ação foi mostrar aos pais a importância do contato físico na infância.

O toque está ligado ao amadurecimento do sistema sensorial nos primeiros meses de vida e é extremamente importante para o bebê, pois tem efeitos diretos no desenvolvimento do corpo e da mente. No encontro, os pais foram convidados a terem os olhos vendados e realizar o toque em alguns bebês, na tentativa de reconhecer o seu filho.

O contato físico carrega elementos fundamentais para o desenvolvimento do ser humano, principalmente das crianças, proporcionando bem-estar físico, emocional e social. A qualidade do toque na vida infantil pode gerar tendências positivas ao longo do crescimento, levando a criança à formação de uma personalidade terna e amorosa.

A professora se sentiu feliz em possibilitar esse momento aos pais. “Obtivemos resultados muito gratificantes e satisfatórios, percebi nos olhares dos pais a emoção e a alegria de compartilhar daquele sentimento de amor e muita emoção entre eles", diz Ana Paula.

Alguns pais que participaram dessa experiência fizeram questão de registrar a sua opinião. Adriano, pai de Helena, foi um deles. “Como não saber quem é minha Helena? Ela é linda e única, não tem como eu não reconhecê-la!”, diz ele. Já Maria Caroline, mãe do Gustavo, fala: “Gostei muito desta atividade. Nos foram propiciados momentos de muito carinho e amor entre pais e filhos”, diz ela, resumindo a opinião de muitos sobre a experiência vivida com essa atividade.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maternal Ilda Martins Holanda (@maternalilda) em