Publicado em 21/10/2019
Entre os meses de agosto a novembro, a professora Edna da Silva Bezerra, da EMM Ilda Martins Holanda da Silva, tem trabalhado com a turma da terceira fase A o projeto ‘O Som das Brincadeiras Infantis’, com objetivos de ordem cognitiva, motora e social.
“Este projeto surgiu do interesse da sala pela música. Quando canções eram apresentadas, o interesse das crianças em dançar, pular, brincar com o ritmo, me chamou a atenção”, diz a professora sobre o momento em que percebeu a oportunidade de trabalhar um projeto, unindo o lúdico com o pedagógico.
Ao longo desses meses, Edna vem desenvolvendo atividades pedagógicas com o objetivos de incentivar as crianças a criarem sons com a própria voz, com o uso de instrumentos musicais e outros objetos. Ela também vem diversificando o acervo de estímulos, com diferentes produções musicais, estimulando as crianças a experimentarem brincadeiras por meio do canto e da interação.
Em 19 de agosto houve a abertura do projeto, com a apresentação da música ‘Voa Abelhinha’, da dupla Bento e Totó. As crianças estavam fantasiadas de abelhas. Essa apresentação aconteceu no espaço comum de convivência e contou com crianças de todas as turmas prestigiando a apresentação.
Outras apresentações, como ‘A Avó a Bordar’ e ‘Corujinha Encantada’, ainda acontecerão ao longo dos meses em que o projeto for trabalhado. Objetivos como a sensibilização e a promoção da expressão corporal por meio da música e da dança fazendo uso de movimentos livres ou direcionados vão ser trabalhados.
“Pude contemplar que aprender brincando através da música é fundamental para enriquecer a aprendizagem da criança, envolvendo-a em atividades que priorizam o lúdico e o imaginário, em um ambiente acolhedor e interativo”, diz a professora, que reconhece a música como um instrumento para a ampliação do conhecimento e para o desenvolvimento das habilidades.
As atividades permitirão trabalhar o aspecto físico-motor, através da dança, e o aspecto cognitivo através dos conteúdos cantados, mobilizando concentração, sem deixar de mencionar a socialização.