EMM Ilda Martins Holanda da Silva


Projeto de Leitura desenvolvido pela professora Edna Bezerra estimula a imaginação das crianças

Projeto ‘Ouvir, Imaginar, Fantasiar e se Encantar’, trabalhado com as crianças da ‘3ª fase A’ mistura leitura, música e dramaturgia

Publicado em 15/04/2019

Integrar as crianças no universo das histórias infantis é uma das melhores formas de enriquecer suas habilidades no ambiente escolar. Por isso, o Instituto de Integração Social de Barueri - INSB têm em seu projeto pedagógico o ‘Projeto de Leitura’, onde as professoras podem usar a criatividade na hora de contar histórias para seus alunos.

Pensando nisso, a professora Edna Bezerra desenvolveu o projeto “Ouvir, Imaginar, Fantasiar e se Encantar” que integrou contação de histórias, música e teatro em uma sequência de atividades lúdicas com as crianças da 3ª fase A.

O objetivo foi proporcionar um mágico momento para as crianças, despertando sua curiosidade e imaginação. Segundo a pesquisadora Elvira Souza
Lima, especializada em neurociência e antropologia aplicadas a educação “a imaginação é a mola propulsora do desenvolvimento da cultura e do conhecimento humano em todas as esferas”. (LIMA, 2001).

Na primeira atividade, a professora contou a história da “Dona Corujinha”. Depois as crianças foram divididas em dois grupos: metade das crianças sentaram em círculo e a outra metade na lateral. Todos receberam máscaras e miniaturas de corujinhas; em seguida cantaram e fizeram gestos ao som da música da “Dona Corujinha”. No final da música, as crianças trocaram de lugar e cantaram novamente. Foi um momento enriquecedor.

A segunda atividade foi desenvolvida a partir do livro “O Casamento da Dona Baratinha”, de Ruth Rocha. A professora e a assistente de sala montaram um cenário, onde a assistente interpretou a Dona Baratinha enquanto a professora contava a história. As crianças participaram interagindo durante a apresentação e cantaram a música “Dona Baratinha” no final. As crianças se divertiram muito!

Bibliografia
LIMA, Elvira Souza. Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: Sobradinho, 2001.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maternal Ilda Martins Holanda (@maternalilda) em